O que é o CPAP?

CPAP é uma sigla que vem do inglês, Continuous Positive Airway Pressure, ou seja, Pressão Positiva Contínua nas Vias Aéreas.

Consiste em um pequeno aparelho eletrônico que funciona como um compressor de ar de alta tecnologia, muito silencioso, que se conecta através de um circuito flexível a uma máscara ajustada ao nariz ou nariz e boca do paciente. Dessa forma o paciente recebe um fluxo de ar constante que ajuda na inspiração e previne a obstrução da garganta durante o sono.

Qual a diferença entre CPAP e BIPAP?

O CPAP promove fluxo contínuo de ar nas vias aéreas, ou seja, mantém um único nível de pressão nas vias aéreas. Já o BIPAP ou Bilevel Positiveimg-cpap-bipap Airway Pressure, gera dois níveis de pressão, sendo um inspiratório e outro expiratório.

Quando é utilizado CPAP ou BIPAP?

A escolha de um ou outro depende de uma avaliação clínica minuciosa.

O CPAP é normalmente a primeira escolha no tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS), no entanto, em alguns casos quando a pressão necessária é muito alta e causa desconforto ao paciente, pode-se indicar o BIPAP.

Além dos casos mais complexos de Apneia, o BIPAP é indicado em doenças que provoquem “falta de ar”, como é o caso de alguma doenças pulmonares (como a DPOC – bronquite, enfisema), doenças do coração (como a insuficiência cardíaca) e doenças que causem fraqueza dos músculos respiratórios (como nas doenças neuromusculares) .

O CPAP corrige o ronco e a apneia?

Sim. O CPAP é considerado o “Padrão Ouro” no tratamento da Apneia Obstrutiva do Sono (SAOS). O fluxo constante de ar promovido pelo CPAP forma uma espécie de “colchão” de ar na garganta que impede que as estruturas daquela região se aproximem umas das outras, impedindo o seu estreitamento ou obstrução. Dessa forma, o CPAP impede o ronco desde o primeiro momento de uso, mesmo nos casos mais graves ou durante o sono profundo.

Como é feita a calibragem do CPAP?

A escolha da pressão ideal do CPAP é geralmente realizada através de uma polissonografia com titulação de CPAP, ou seja, um exame em que o paciente dorme com o CPAP e é observado qual a pressão ideal. Atualmente existem ainda os CPAPs automáticos, que conseguem “perceber” os roncos ou apnéias e aumentam ou diminuem a pressão automaticamente até a correção do problema.

O CPAP faz barulho?

Não. Os aparelhos CPAP modernos são extremamente silenciosos. Caso ocorra algum barulho é sinal de que está ocorrendo vazamento ou algo está errado.

O CPAP utiliza oxigênio?

Não. O CPAP utiliza o ar ambiente, ou seja, o mesmo ar que respiramos pois sua finalidade é manter a pressão positiva nas vias aéreas. Em casos específicos é possível acrescentar Oxigênio ao ar propulsionado pelo CPAP.

O que pode dificultar minha adaptação ao CPAP?

As dificuldades na adaptação e utilização do CPAP na maioria das vezes são decorrentes da má calibragem do equipamento, da escolha de uma máscara inadequada para o tipo do paciente ou grau da doença e principalmente da falta de orientação ao paciente sobre o uso do aparelho. Por isso, é importante sempre contar com o auxílio de um profissional habilitado durante esse processo.

Terei que usar o CPAP por toda a vida?

A Ventilação Não Invasiva, recurso que engloba o CPAP, BIPAP além outras modalidades de ventilação, é uma das áreas da medicina que teve maior evolução nos últimos anos. Se o seu médico lhe indicou o uso do CPAP não pense que será por toda a vida, porque provavelmente não será mesmo. Ou pelo menos, não serão os CPAPs da forma que existem hoje. A cada dia, as máscaras de CPAP estão mais confortáveis e os aparelhos cada vez menores e com recursos de alta tecnologia que tornam mais fácil a adaptação ao seu uso.

Sem dúvidas o fator que mais influencia no sucesso do tratamento com CPAP e BIPAP é uma boa orientação, realizada por um profissional qualificado.


Você precisa de CPAP? Na Respirarte um especialista vai tirar todas suas dúvidas e você pode testar os equipamentos antes de optar pelo aluguel ou compra!

Consulte Nossos Especialistas

Conheça nossos equipamentos