O que é Oxigenoterapia?
É o tratamento feito com Oxigênio, um tratamento antigo e muito usado para tratar doenças do pulmão e do coração. Seu uso facilita o respirar, oferece energia para o metabolismo do corpo e aumenta a força do coração e dos músculos.
Indicações para Oxigenoterapia
Estudos realizados em pacientes com baixos níveis de oxigênio no sangue, mostraram que o uso de oxigênio domiciliar prolonga o tempo de vida desses pacientes. A partir desses estudos, o uso de oxigenoterapia domiciliar tornou-se indispensável para a correção dos baixos níveis de oxigênio no sangue arterial e consequentemente na melhora da expectativa de vida.
Quem precisa de Oxigenoterapia
O oxigênio deve ser utilizado por pacientes que tenham baixos níveis de oxigênio no sangue. Esses pacientes geralmente também possuem:
- Dificuldades para realizar sozinhos as atividades de vida diária;
- Função pulmonar e trocas gasosas muito alteradas;
- Depressão e isolamento social;
- Inúmeras internações;
- Idade avançada;
- Outras doenças crônicas associadas.
*Atenção: A oxigenoterapia só pode ser utilizada por indicação médica.
Como é feita a Oxigenoterapia?
Pode ser realizada de duas maneiras:
Cilindros
Podem ser de aço ou de alumínio, eles armazenam o gás sob alta pressão no seu interior e o liberam através de uma válvula. Como a capacidade do cilindro é limitada é necessário recarrega-los periodicamente com oxigênio. A autonomia (tempo de uso) depende diretamente do seu tamanho.
Os cilindros maiores são uma alternativa para seguir o tratamento em casa, no entanto, dificultam a locomoção do paciente devido o peso e tamanho.
Os cilindros menores são indicados para o transporte e lazer. Especialmente os cilindros de alumínio, são leves e adaptados a carrinhos que facilitam a locomoção, seja para consultas médicas, ir a fisioterapia ou mesmo para fazer um passeio.
Concentradores de Oxigênio
São equipamentos ligados a rede elétrica que podem fornecer oxigênio 24 horas por dia, sem a necessidade de recargas.
Os concentradores captam o ar da atmosfera e separam as moléculas de oxigênio das demais, garantindo uma pureza superior a 90%.
São mais leves que os cilindros de longa autonomia e possuem rodinhas, o que facilita o transporte entre os cômodos da casa, trazendo mais conforto e liberdade para o paciente.
Como eles necessitam de energia elétrica para funcionar, caso o paciente faça uso constante de oxigênio é imprescindível contar com uma outra fonte de oxigênio reserva para uso caso falte energia.